Preloader

Um barista que teve a vida transformada pelo café

O que uma conversa de ônibus tem a ver com barismo e transformação social? A gente te conta essa história.

Junior Fracalossi nunca imaginou que encontraria uma nova paixão depois de um papo de ônibus. Acasos acontecem e a gente está ansioso para compartilhar essa história do barista & líder de uma unidade do TFC Food & Market, na Vila Nova Conceição.

 

Hey, Junior conta pra gente como você veio parar no mundo do café especial?

Subi em um ônibus e encontrei com um velho conhecido meu do Grajaú. Durante a conversa, o Paulo Gabriel me falou sobre barismo e como a vida dele havia mudado através do Projeto Fazedores de Café, do Sofá Café.

 

Nos conte um pouco mais sobre isso.

Eu estava disposto a mudar minha realidade e a história que ouvi dele me inspirou. Outra coisa que me chamou a atenção foi a possibilidade de aprender uma nova profissão e conquistar uma oportunidade de trabalho.

 

E como foi ser aluno do Fazedores de Café?

Em 2018, entrei para a 5ª turma do projeto, a 1ª que o Paulinho coordenou. Curti o acolhimento e o quanto eles estavam dispostos a nos ensinar. O curso é bastante completo, incluindo aulas de administração e negócios, além de muitos estágios. Rodei por lugares como Catarina Coffee and Love, Um Coffee Co., Cupping, Kofi & Co e o próprio Sofá Café. Também constatei que tenho um sensorial apurado.

 

Ah, e você conseguiu se inserir rapidamente no mercado de trabalho?

Sim, saí da formatura com 2 propostas e ainda pude escolher qual a que se encaixava melhor no meu perfil. Isso foi muito gratificante. Fiquei no Sofá Café até 2022, passando por 2 unidades e chegando a ser assistente na torrefação. Depois de lá, fiz frilas em alguns lugares até entrar no TFC. Comecei como barista e fui promovido a líder.

 

Mudando de água pra aveia, você se lembra da primeira vez que provou ~leite vegetal~?

Ah, com certeza. Foi ainda durante as aulas do Fazedores de Café e eu nem sabia que era possível produzir um ~leite de planta~. Eu gostei e o meu preferido entre todos os tipos que provei é o ~leite de aveia~, principalmente o Nude Barista, que é bem fácil de trabalhar, ficando sempre liso e cremoso.

 

Então, a receptividade dos clientes é boa, né?

Super. Ainda mais na cafeteria atual, que tem foco na alimentação saudável. A maior parte das bebidas com ~leite~ acaba sendo preparada com a opção vegetal.

 

Pra finalizar esse papo, divide com a gente sua receita com Nude favorita.

Eu adoro o Vanilla Latte gelado, que eu mesmo criei. É basicamente o Nude Barista batido no liquidificador com gelo, baunilha e adoçado para quem prefere, finalizado com café espresso. Curto muito bebidas geladas com ~leite~.

Frete Grátis SP Capital - acima de R$ 120

X