Preloader
O setor de alimentos na COP27 | Blog Nude

O setor de alimentos na COP27

Estivemos na COP27 no primeiro ano em que as discussões sobre o setor de alimentos entraram na programação e foi ótimo!

Vamos começar falando de algo bom: a 27ª edição da Conferência das Partes (COP27)  aconteceu nas últimas semanas em Sharm El Sheikh (Egito) e estivemos lá.

O encontro reuniu representantes de vários países para debater mudanças climáticas e buscar estratégias para combater esse problema globalmente.

A perspectiva era de que na COP27 ampliasse ainda mais os acordos já firmados nos encontros dos anos anteriores, principalmente as medidas previstas na COP26, que ocorreu em 2021.

Inclusive este foi o primeiro ano que as discussões sobre o setor de alimentos estão na programação oficial do evento.

Se você está por fora do que rolou, a gente resume:

A COP26 aconteceu em Glasgow (Escócia) e foi especialmente importante porque delimitou estratégias para impulsionar o cumprimento do Acordo de Paris, decretado em 2015. Nesse compromisso, as nações concordaram em agir para limitar o aumento da temperatura média global a 1,5°C.

Se o Acordo de Paris respondeu “o que fazer?”, o Pacto de Glasgow deu um passo extra e se propôs a esmiuçar a questão, preocupando-se com o “como fazer?”. O documento define dois pontos de ação principais: mudanças expressivas nas regras do mercado de carbono e redução do uso de carvão e combustíveis fósseis.

Além dos acordos gerais, outras iniciativas foram tomadas por grupos de nações, por exemplo compromissos em relação ao fim do desmatamento e diminuição da emissão de gás metano.

Agora que você já entende um pouco mais do que acontece nos encontros da COP27, vamos falar um pouco sobre a história do evento?

Como já comentamos, a Conferência das Partes é um evento anual da Convenção-quadro das Nações Unidas sobre mudança do clima. A 1ª edição do evento foi realizada em Berlim (Alemanha), em 1995. Nesses quase 30 anos de encontro, muitos avanços já aconteceram globalmente, fazendo que as nações se mobilizassem para combater algumas mudanças climáticas, entre eles o Acordo de Paris e o Protocolo de Kyoto, de 1997, que tratou da importância de diminuir a emissão de gases do efeito estufa.

Destaques deste ano ano na COP 27:

– Rolaram muitas discussões sobre impacto do setor de alimentos nos dois pavilhões dedicados ao tema: Food4Climate Pavilion e Food Systems Pavilion.
– A Nude foi convidada a apresentar o movimento Mostra sua Pegada e convidou Natura a Movida para contar sobre a importância do movimento.
– O pavilhão Brazil Climate Hub, representando a sociedade civil brasileira, simplesmente bombou! Conteúdos muito relevantes, pessoas sentadas no chão e aglomeradas nos corredores para acompanhar o papo.
– No pavilhão dedicado aos jovens (Children and Youth Pavilion), houve uma discussão sobre a importância da rotulagem climática de produtos, e da transparência sobre o impacto climático do que consumimos. Há esperança na juventude!

Frete Grátis SP Capital - acima de R$ 120

X