Preloader
Limpa tudo, limpa | Blog Nude

Limpa tudo, limpa

Para preparar o terreno dessa discussão, a gente toca em termos que ainda dão nó na cabeça de muita gente. Começando pela dobradinha matriz energética e matriz elétrica.

Para preparar o terreno dessa discussão, a gente toca em termos que ainda dão nó na cabeça de muita gente. Começando pela dobradinha matriz energética e matriz elétrica. Enquanto a primeira representa o conjunto de fontes que movimentam carros e acendem desde o fogão até a luz de casa, a segunda integra os recursos que geram apenas energia elétrica. Em outras palavras: a matriz elétrica está dentro da matriz energética.

Tópico dois: energias sustentáveis, renováveis e limpas podem até caber no mesmo guarda-chuva, mas não são a mesma coisa. Chamamos de sustentável aquela energia gerada e consumida dentro do que a natureza dá conta de produzir e absorver. A renovável vem de fontes que somos capazes de repor, como a água; já a energia limpa não polui ou polui menos que a concorrência.

O fato de uma energia ser limpa não significa que ela não impacta o ambiente. Por exemplo: a fabricação de um sistema de energia solar pode, sim, gerar resíduos. Mas, além de serem menos poluentes que outras soluções, esses efeitos são facilmente mitigados quando há um bom plano de ação.

Se for limpa, renovável e sustentável, a matriz energética reduz a emissão de gases de efeito estufa. Além disso, conseguimos devolver à natureza o que pegamos emprestado, até para poder usar de novo (rs).

Frete Grátis SP Capital - acima de R$ 120

X