Preloader
Carbono o quê? | Blog Nude

Carbono o quê?

Tudo o que você precisa saber sobre o conceito que ajuda a medir o impacto ambiental das atividades

Se você chegou até aqui [no nosso ** MaRAviLhoSO ** site] deve ter ouvido a gente falar muito de dois conceitos: Carbono neutro e pegada de carbono. Mas o que seria esse tal carbono nessas duas equações? 

Vamos de papo cabeça? Risos.

A história começa assim: Sabe aquela pegada que você deixa na praia ao caminhar? Este rastro do caminho percorrido é a base do conceito aplicado para quantificar o impacto ambiental de uma atividade, produto ou pessoa. A Pegada de Carbono de um produto mostra o impacto ambiental que ele gera, com base na emissão de gases que provocam o efeito estufa. Isso permite que a sociedade entenda quanto um produto ou uma atividade consome literalmente da natureza.

E quanto a produção de alimentos é responsável por essas emissões? 

O setor de alimentos responde por 27,5% das emissões de GEE no Brasil.

Esse é um debate muito importante e complementar às questões que envolvem as mudanças climáticas

Mas por que é tão urgente pensar na diminuição desses gases? Porque o aumento da concentração do CO2 acelera o efeito estufa e por consequência aumenta a temperatura do mundão. 

Para a comunidade científica mundial, estamos muito próximos de atingir o aumento de 1.5o C na nossa temperatura. Outros já assumem que poderemos aumentar 2o C de aquecimento já na primeira metade do século, ou seja, logo daqui trinta anos. Este é o nível mínimo seguro para a forma como vivemos no planeta. 

E se as principais fontes de emissão desses gases são o desmatamento, os transportes e a pecuária (com a fermentação entérica, ou seja, a digestão de materiais orgânicos pelos bovinos), a gente pode fazer MUITO para transformar e restaurar a natureza, na macropolítica e na micro também. Desde pressionar o poder público para cumprir as metas do #AcordodeParis, exigir que a indústria calcule sua pegada ambiental para reduzir as emissões até mudar o meio em que você se locomove e mudar o leite que você consome junto do seu cafezinho. Para termos comparativos: Nude emite menos 86,87% de GEE, se comparado ao leite de origem animal.

Mas, espera. Como esse cálculo é feito?

Antes de produzir as ** fANtÁsticAS ** versões de Nude., nós rastreamos o impacto de cada ingrediente e etapa de produção detalhadamente: Plantação da aveia, uso do solo, uso da água, transporte das matérias-primas até o desenvolvimento do produto, a escolha das embalagens — a logística reversa delas —, o transporte do produto até os mercados e o pós-consumo.

U-hum. Complexo, maravilhoso. Um processo que envolve escolhas que podem ser mais sustentáveis. Todo esse estudo resulta num número de carbono equivalente emitido por unidade. Ou seja, o objetivo do cálculo da pegada de carbono é poder quantificar quanto uma caixinha de Nude. gera de impacto para o meio ambiente. 

Colocamos no rótulo estes números – 0,42 kg de CO2e/unidade na versão Original – para iniciar esse debate no Brasil. Mas… Já pensou se todas as marcas fizessem isso?

A história é que a gente acredita que é necessário fornecer com transparência essas informações para a sociedade. Fazemos isso por uma geração de marcas transparentes com o clima.

Isso possibilita que o consumidor entenda e desnude processos e compreenda a responsabilidade ambiental de cada empresa. Além disso, avaliar o impacto ambiental de nossos produtos nos motiva na busca de soluções para reduzir nosso impacto ambiental. U-hum.

A Pegada do leite de vaca tem uma média de 3,2Kg CO2e/kg (sim, o Nude. Original equivale a cerca de 13% disso).

Com estes números nós multiplicamos pela projeção de vendas dos próximos anos e neutralizamos o carbono equivalente gerado. Nascemos como uma empresa com carbono negativo, buscando o impacto positivo na nossa produção. 

Um sonho de Nude.?

O dia em que os consumidores estarão nos mercados comparando a lista de ingredientes, a tabela nutricional e a pegada de carbono de seus produtos favoritos. Tão importante quanto entender o impacto do alimento em nosso corpo, é entender o impacto da produção do alimento no meio ambiente. <3

Frete Grátis SP Capital - acima de R$ 120

X